segunda-feira, 4 de agosto de 2008

REFORMA DA IGREJA

Importante na arquitetura, apesar de diferir do tradicional colonial implantado no solo da Cidade de Salvador, seus traços contam a história da cidade e mostram o desenvolvimento econômico do Estado.
A Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda, mais de 457 anos, ganhou roupa nova e está totalmente recuperada. Foi quase quatro anos de obras e restauração para devolver suas imagens, altares, púlpito aos devotos que percorrem as ruas do centro de Salvador. A Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda abriga um prédio original para que seja visitado, não só como patrimônio artístico cultural, mas, patrimônio religioso, pois foi dali que se iniciou a evangelização do Brasil com o Padre Manoel da Nóbrega.

A igreja é visita como marco da Evangelização do Brasil, e também vista como marco histórico e um monumento, já que é um registro do desenvolvimento da cidade do Salvador, lá se encontrando entre outras, a primeira imagem sacra do Brasil, Nossa Senhora D'Ajuda, vinda de Portugal com o Primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza.

Após a reforma, a Igreja D'Ajuda, se reintegra a Cidade, com mais outra função, a de patrimônio da cidade, por sua localização e beleza sacra.

Com a restauração, sua parte interna, e fachadas, foram entregues em 2005, dando inicio logo em seguida ao restauro dos altares, e moveis que datam de 1549, contando com o Projeto MONUMENTA do Governo Federal, e participação do Governo do Estado da Bahia através da CONDER.

A Igreja está no eixo central da Cidade de Salvador, e necessitou grandes intervenções sem modificar a sua estrutura, guardando todas as características históricas, o que podemos chamar de Portas do Centro Histórico de Salvador.

As reformas, para alcançar o resultado, foram realizados estudos de viabilização, com intervenção do IPAC, IPHAN, para preservação histórica e ambiental, alem da Religiosa, tendo sido cumprido as exigências.

A recuperação da Primeira Catedral do Brasil e da América Latina tem grande significado não só o religioso, como também o significado histórico, pois daqui partiram as primeiras incursões dos Jesuítas para adentrar ao Brasil com a finalidade da catequese dos Índios Brasileiros.

Nenhum comentário: